Peugeot

Peugeot 2008 Allure: Saiba mais sobre o modelo de entrada

O Peugeot 2008 Allure equipado com motor 1.6 16V, é uma versão de entrada deste SUV compacto, que visa dar acesso a uma grande parcela de público com condições um pouco inferiores em relação à versão Business, que tem como foco principal o público PCD.

O SUV compacto da montadora francesa, conta com um preço acessível para muitos consumidores, no qual vem fazendo sucesso desde o seu lançamento em abril de 2015. Mesmo diante de um facelift na geração de 2020, a proposta do compacto é ser uma versão com pacotes de equipamentos mais básicos, sendo uma ótima opção custo/benefício.

A transmissão do 2008 Allure em seu lançamento poderia ser manual ou automática. Nas primeiras versões ele possuía 4 marchas na versão automática, porém agora para ser mais econômico, os câmbios já contam com 6 velocidades.

O que verificar na manutenção preventiva do carro!

Versões Allure

A versão de entrada tradicional deste SUV compacto é o Allure. Seu preço está a partir de R$ 69.990, onde como citamos, é focado no público PCD, que atualmente para obter a isenção total do IPI e ICMS precisa escolher um carro até o teto de R$ 70 mil.

Mas a versão tradicional do Allure nos últimos anos também ganhou a versão Allure Pack. Nela foram acrescentados alguns itens visuais e de conforto. A segurança também recebeu um upgrade, mas nada muito evidente.

A última atualização em relação ao visual de 2018, agora só conta com cambio EAT6 (automático de seis marchas). O visual exterior teve algumas alterações e poucas mudanças internas. Com isso a Peugeot tenta manter o modelo no mercado até a próxima geração de 2008 que deve acontecer em 2021.

Inspiração

O Peugeot 2008 Allure é inspirado no modelo de categoria elevada da marca, o 3008. Conta com faróis duplos em um desenho chanfrado com projetor de facho de luz mais baixo e repetidores de direção, além das luzes diurnas de LED.

Este modelo conta com uma grade hexagonal em acabamento preto. Há elementos na mesma cor da grade e o logotipo do leão cromado bem ao centro. Há duas alças estilizadas no para choque, que dá um ar mais de crossover.

O 2008 conta com molduras laterais na cor preta que imitam uma grade e faróis de neblina, mas que está disponível em outra versão. Há uma grade central com frisos horizontais e um protetor inferior que está ligado ao para-choque.

No capô não encontramos muitos vincos e ele é bem curto. As saias de rodas, que se encontram com os para barro, também são pretas, assim como as molduras da base da porta. Os retrovisores que já vem com luz de indicação de direção também são pretos.

Na parte superior encontramos racks pretos também.

Outros detalhes importantes do 2008 Allure

Na traseira a tampa começa pouco acima das lanternas, onde na luz de emergência é preto e a tampa na cor do veículo. Termina com um para-choque em preto bem evidente e com luzes de neblina.

O modelo vem com rodas de aço aro 16 polegadas com calotas. A versão com roda de liga leve e acabamento diamantado está presente apenas no Allure Pack.

Na parte interna encontramos o conceito i-Cockpit. Isso significa que o condutor tem uma visão melhor da instrumentação sobre o volante. Neste modelo o volante acaba sendo bem pequeno mais oval, em couro na versão Pack. Há dois mostradores analógicos, indicadores digitais gráficos com nível de combustível e temperatura d’água. No centro você desfruta do display do computador de bordo.

Há detalhes cromados na direção com comandos de mídia, telefonia e controlador de velocidade. Sua direção elétrica tem ajustes de altura e também de profundidade. O painel em si conta com dois tons, marrom e cinza, que se estende também para as portas.

No painel o Allure vem com um kit multimídia com tela elevada de 7′ e sistema Google Android Auto e Apple CarPlay, permitindo o uso de aplicativos como Google Maps, Waze e outros de mídia como o Spotify. A câmera de ré é integrada ao display, trazendo maior segurança para o condutor.

Na versão de entrada há também ar condicionado, mas com ajustes manuais. Há slot abaixo do ar condicionado com entrada USB e auxiliar e uma fonte de 12V.

O Allure oferece seletor de marchas do câmbio cromadas. A chave do modelo é tipo canivete.

O porta-luvas é bem espaçoso e conta com sistema de iluminação e ventilação.

Mais da parte interna

Todos os difusores laterais contam com acabamento cromado. Os assentos possuem acabamento em tecido com malharia personalizada, sendo bem requintado. O banco traseiro é bipartido e o do motorista conta com ajuste de altura. Há apoios de cabeça para todos os ocupantes e já vem com sistema Isofix para cadeirinhas infantis.

Todas as portas possuem vidros elétricos com sistema one touch e travas que podem ser acionadas a partir da chave. Os retrovisores possuem ajuste elétrico.

O bagageiro é bem grande, com 402 litros.

Motor e média de consumo

O motor presente no Peugeot 2008 Allure é um EC5M de quatro cilindros, já bem consolidado na Europa e aqui no Brasil. Tem comando duplo de válvulas no cabeçote. Sua taxa de compressão é de 12,5.

Na gasolina obtemos 115 cavalos e no etanol 118 cavalos. A potência máxima é obtida a 5.750 rpm. O torque tanto na gasolina como no etanol tem 16,1 kgfm a 4.750 rpm na gasolina e 4 mil rpm no etanol.

O carro vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos no etanol. Chega a máxima de 186km/h.

Seu consumo médio no álcool é de 7,5km/l na cidade e 9,2km/l na estrada. Na gasolina ele faz em média 10,7 km/l na cidade e 13,0km/l na estrada.

Seu tanque é de 55 litros, que pode teoricamente fazer até 715 quilômetros.

Leave a Comment