Dicas

Tudo sobre a CRLV Digital de seu veículo

CRLV Digital

Buscando informações sobre a CRLV Digital? Esse documento faz parte da Carteira Digital de Trânsito (CDT), juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação Digital.

Ele é a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, um documento, assim como a CNH, de porte obrigatório para motoristas de todo o Brasil. Ele é expedido pelo Detran do seu estado, legalizando a sua circulação.

Como a tendência é que todos os documentos migrem para as carteiras digitais, ele é mais um para você incluir nos documentos do seu smartphone.

O documento é direcionado para proprietários de veículos licenciados a partir de 2018.

Carro comprado em leilão pode custar até 30% a menos.

Carteira Digital de Trânsito

A CDT é uma melhoria do aplicativo CNH Digital. O app traz nesta versão a CRLV Digital, como um complemento para a carteira digital. Isso concede mais praticidade para o motorista, reunindo em um único lugar todos os documentos que são obrigatórios no trânsito.

É possível ter a CDT com o CRLV Digital, mas é preciso que o licenciamento do veículo já esteja pago. Você também não precisa ter a CNH Digital para ter a CDT, mas a sua carteira de motorista física precisa ter QR Code.

Da mesma maneira não é possível ter a CRLV Digital sem a CDT.

Como fazer o cadastro na CRLV Digital?

Se você se interessou pelo documento digital primeiro é preciso baixar a Carteira Digital de Trânsito. Confira os links para download:

Depois siga as instruções do próprio aplicativo para se cadastrar no sistema de acesso gov.br. Será necessário inserir seus dados pessoais, email e senha de login. Caso queira fazer o seu cadastro no site do governo o endereço eletrônico é o:

Por lá faça o processo de validação e acesse a sua carteira.

Com o aplicativo aberto clique em “Incluir CRLV Digital”. Caso esteja logado será solicitado a “Chave de Acesso”, insira e aguarde até que o login seja concluído. Depois o app te dará duas opções, clique na CRLV.

Na próxima etapa insira o número do Renavam do seu veículo. No próximo campo coloque o número de segurança do CRV DUT, localizado no seu documento físico. Clique no botão “Ok” e depois clique em “Incluir” para finalizar.

Pronto, é possível verificar o documento digital e outros detalhes do mesmo.

Tenho mais de um veículo, posso ter todos os documentos na Carteira Digital?

Sim, caso tenha dois ou mais veículos, basta seguir o passo a passo a cima e inserir um RENAVAM de cada vez.

Você pode também realizar o compartilhamento do documento para terceiros que façam o uso do veículo no dia a dia. Será preciso que o outro também esteja com o aplicativo instalado e devidamente validado. Porém neste caso o documento não poderá ser exportado, essa opção é exclusiva para o proprietário.

O proprietário poderá compartilhar o documento com até cinco pessoas.

CRLV Digital apenas para proprietários

Somente o proprietário poderá fazer a solicitação do CRLV Digital. Ele fica vinculado ao celular informado no cadastro.

A autenticidade é verificada através da leitura do QR Code que consta no documento digital. O código é criptografado automaticamente e pode ser validado através do app VIO da Serpro, também disponível para Android e iOS.

Vou precisar de internet para apresentar e acessar meu documento?

Não. O acesso à internet só é necessário no momento do cadastro. Caso ele seja solicitado por um agente, basta mostrá-lo no smartphone. O mesmo serve para verificação de algum detalhe por parte do portador do celular.

Leave a Comment