Pular para o conteúdo

Visual do Nivus 2020/2021 agrada e este é o primeiro SUV do seguimento no Brasil

    A partir do meio do ano teremos novidades no seguimento que caiu no gosto popular dos brasileiros, os SUVs. A Volkswagen pretende lançar o seu inédito modelo Nivus, que também terá um conceito bem diferente de todos os SUVs que já vimos por aqui.

    O Nivus tem um perfil baseado no novo Polo, mas com um toque cupê, onde o teto é um pouco mais extenso, com um caimento bem abrupto no final. Todos os vincos do capô dão um aspecto bem mais robusto ao modelo, o que vem sendo uma das preferências dos aficionados por carros.

    A grade dianteira é preta e conta com elementos visuais já da “nova” Volkswagen, onde o logotipo é mais escuro e mais discreto. Este será inclusive o primeiro modelo a ter a nova identidade da marca no Brasil.

    A traseira lembra muito o T-Cross, tendo lanternas interligadas por uma faixa preta e um spoiler com luz de emergência ligado ao teto.

    Conheça o Triton Solar Model H, um SUV elétrico que faz mais de MIL quilômetros!

    Mais do novo modelo Nivus

    O entre-eixos do Nivus 2020/2021 conta com o mesmo entre-eixos do Polo, chegando a um comprimento total de 256 centímetros. Mas no tamanho total, o SUV é 20,9 centímetros maior. Seu tamanho é equiparado ao T-Cross, mas ainda sim acaba sendo 6,7 centímetros mais comprido.

    Com relação à altura, o Nivus é 7,5 centímetros mais baixo que o T-Cross. Mas mesmo sendo um pouco maior no comprimento, o novo SUV deve ter menos espaço interno que o T-Cross, pois o entre eixos chega a ser 9 centímetros menor.

    Um bom comparativo de tamanho é o Chevrolet Tracker, onde o entre eixos e comprimento total é bem semelhante, perdendo apenas em questão da altura.

    O Nivus terá um comprimento total de 427 centímetros.

    traseira novo nivus volkswagen

    Porta malas sem assoalho móvel

    O modelo tem um balanço traseiro e “melhor” se comparado aos irmãos Polo e T-Cross. Foi feito uma nova configuração para que o perfil cupê fosse mantido e ainda proporcionando um bom espaço no porta-malas.

    Neste quesito a VW informa que o tamanho do compartimento será de 415 litros, um belo espaço para a categoria. O diferencial com outros modelos está que nele não haverá um assoalho móvel, item que acaba criando uma área oculta, bom para uns e ruim para outros.

    Motorização

    Inicialmente a Volkswagen pretende manter o modelo apenas com o motor TSI 1.0 de 116cv na gasolina e 128cv no etanol. O torque ficou nos 20,4kgfm a partir dos 2 mil giros, praticamente a mesma composição de outros modelos três cilindros da marca.

    Mas haverá um ajuste em relação a eles, pois o motor precisa entregar algo semelhante, mesmo com o peso maior e pneus maiores.

    Valores

    O modelo de entrada do Nivus esta custando a partir de R$ 82 mil. Mas no pacote Highline, o SUV deve chegar em até R$ 110 mil. Os valores ficam no meio do caminho em relação ao Polo e T-Cross.

    Outros detalhes do novo Nivus

    As molas e amortecedores do SUV conta comum ajuste específico, porém a suspensão traseira é a mesma do T-Cross. Já a parte da frente é a mesma do Polo, então podemos dizer que literalmente é uma junção dos dois.

    Ele terá freio a disco nas quatro rodas e uma mecânica semelhante ao modelo TSI do Polo.

    Novos itens de segurança e conforto como faróis e lanternas de led e o controlador de velocidade adaptativo, também fará parte do modelo.

    Ainda não foi revelado a composição dos pneus, mas acreditam que os pneus devem ser R16 195/55. Se houverem outras versões, talvez caiba um conjunto de pneus 195/60 R17, maiores e mais largos.