Dicas

Como consultar pontuação de CNH pelo celular?

Hoje quero compartilhar com você uma dica muito boa de como consultar a pontuação de CNH pelo celular.

Essa acaba sendo uma dica interessante porque o Código de Trânsito Brasileiro determina quantos pontos são perdidos em cada infração cometida. Isso no artigo número 259.

>> Como consultar multas de trânsito pelo celular

Dessa forma, o condutor que não se atentar quanto a pontuação da sua CNH e as multas que eventualmente já tomou pode acabar com a habilitação suspensa.

Sim, tomar muitos pontos na sua CNH pode levá-la a suspensão. Para te ajudar a consultar os pontos da sua CNH veja abaixo como consultar pontuação de CNH pelo celular de maneira rápida e fácil.

pontuação da CNH

Como consultar pontuação de CNH pelo celular passo a passo 

A consulta é gratuita e você pode fazê-la tendo em mãos a sua CNH para consulta dos dados.

A partir daqui você terá de acessar o site do DETRAN e preencher os dados solicitados para consulta.

Cada Departamento de Trânsito Estadual pode solicitar dados diferentes para a consulta da pontuação. Por exemplo, no estado de Minas Gerais é necessário o registro da habilitação, a data de nascimento do condutor e data de sua primeira habilitação.

Mas isso varia de estado para estado, ou melhor de cada departamento que possui suas próprias exigências.

O endereço para consulta no DETRAN é o http://www.detran.uf.gov.br. Para ir para o site do seu estado apenas troque o UF (Unidade Federativa) pela sigla do seu estado. Como, por exemplo, detran.sp.gov.br para o estado de São Paulo.

http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/servicos/servicosOnline

Ao acessar o site você deverá ir a sessão CHN -Habilitação e Pontos na CNH – Consulta e certidão.

Você poderá emitir um histórico de pontos levados nos últimos doze meses ou desde que a sua habilitação foi emitida.

Para dar seguimento você precisará estar logado no site. Caso não tenha uma conta você pode se registrar através do seu CPF. O cadastro é rápido.

Feito isso você será direcionado para a página específica para a consulta e deverá preencher o formulário com todos os dados solicitados. Como comentei anteriormente os dados solicitados podem variar de uma Unidade Federativa para outra. 

Relação de pontos 

A relação de pontos se faz importante conhecer para que você saiba quantos pontos acabam descontados da sua CNH dado o nível da infração cometida.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, infrações gravíssimas levam o condutor a perder sete pontos na CNH. Infrações de nível grave correspondem a perda de cinco pontos. Já infrações consideradas médias são quatro pontos e infrações leves levam a perda de três pontos.

Ao atingir vinte pontos, o condutor tem a sua habilitação suspensa e não pode dirigir por doze meses. Situação que se altera no caso de fragrante pela chamada Lei Seca e também para quem está no período da permissão para dirigir.

No caso da Lei Seca, os motoristas pegos dirigindo embriagados recebem multa, tem a CNH suspensa e a apreensão do veículo. A multa nesse caso chega a R$ 2.934,70.

A penalidade acaba sendo severa dado o risco assumido pelo condutor ao dirigir bêbado.

Leave a Comment